Crenças ReligiosasO criacionismo é uma teoria baseada na fé ou crenças de que os seres vivos foram criados a partir de um ser superior. Ela sofrerá mudanças de acordo com a crença, religião ou o livro no qual se apoia. No Cristianismo, por exemplo, Deus criou o meio ambiente, as espécies de uma só vez. Elas se adaptariam e permaneceriam imutáveis, ou seja, não sofreriam mudanças evolutivas. Os teólogos acreditam que Deus criou o universo e com ele todos os seres perfeitos, semelhantes a ele.

Na mitologia grega, por exemplo, o homem foi criado com barro pelas mãos de Epimeteu cheio de imperfeições.

Discussões entre Ciência e Fé

Há uma enorme discussão entre essa teoria e a Ciência. Os criacionistas afirmam que os fatos apresentados pela teoria da evolução não podem ser totalmente comprovados. Mas, os cientistas dizem que nem tudo que existe é completamente certo.

Fixismo

O fixismo é um teoria filosófica na qual o ser vivo permanece imutável desde a sua criação, ou seja, os seres que existem atualmente são os mesmos que foram criados na origem do Planeta. Esse pensamento foi proposto pelo naturalista Georges Cuvier e prevaleceu até o século XVIII. Assim, as espécies eram permanentes, imutáveis, perfeitas e não dependiam das outras para sobreviver. Com o surgimento das teorias da evolução, começou a ser contestado.

Visões sobre a Origem da Vida

Origem no Cristianismo/Judaísmo

Os cristãos e judeus acreditam que a vida surgiu por meio do poder divino de Deus. Conforme explicado na Bíblia, que é o livro sagrado dos cristãos, o universo foi feito em seis dias e no sétimo, Deus descansou. Já o homem foi criado do barro e para que viesse a vida, Deus soprou o espírito nele. Esse relato encontra-se no livro de Gênesis, no Antigo Testamento. Dentre os pontos polêmicos desta origem está a presença deste ser superior e a imortalidade.

Origem na Grécia Antiga

Para os gregos, o início da vida surgiu com o Caos Primordial. Dele, veio Gaia (terra) e Eros (amor). Depois, Érebo (trevas) e Éter. Vieram também o céu, as montanhas e o mar. Nesse ambiente, nasceram os titãs - deuses do início da criação do mundo. Os titãs Epimeteu e Prometeu foram um dos criadores da raça humana, que formaram o homem com água e argila. Posteriomente, a deusa Atena, introduziu nesses indivíduos a alma e a vida.

Origem no Hinduísmo

No hinduísmo, o tempo não é linear, mas circular, assim a criação e a evolução passam por renovações constantes. O homem foi criado por um ser supremo que também criou todas as criaturas.

Origem no Islamismo

Toda a história da criação está presente no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.