Continentes são grandes porções de terra que abrigam diferentes formas de vida, vegetação, clima, geografia, sendo rodeados por água. Existem duas formas para definir um continente. A primeira é dizer que ele é um conjunto de países. A segunda é considerar continente como toda porção de terra maior que a maior ilha do mundo: a Groenlândia.
No caso da Oceania, a primeira definição é mais aceita, já que esse continente é formado, também, por ilhas e arquipélagos. São cinco continentes políticos e quatro continentes físicos. A diferença entre os dois está no ato do político ter divisões políticas de países (como Brasil, França, Bélgica e outros). Já a divisão física se baseia na estrutura física em territórios de área. De acordo com a divisão física existem cinco continentes: América, Ásia, África, Europa e Oceania. A América se subdivide em três subcontinentes América do Sul, América Central e América do Norte.
Acredita-se que em um determinado período da história da Terra, houve a formação de uma camada sólida que deu origem a um supercontinente rodeado pelo mar Panthalassa, ele era chamado por Pangea. Houve um momento em que eles se dividiram e deram origem a dois continentes chamados de Laurásia e Godwana. A teoria da movimentação dos continentes foi chamada de Deriva Continental e formulada pelo cientista alemão Alfred Wegener, em 1915.
O continente americano tem em torno de 42 milhões de km² e uma população de mais de 900 milhões de pessoas. Esse continente tem o diferencial de possuir duas grandes massas continentais, ligadas por um istmo (uma quantidade de terra cercada por água por dois lados e que liga duas áreas de terra). As duas massas continentais são a América do Sul e a América do Norte. Já esse istmo é a chamada América Central.
Está localizado entre o oceano Pacífico e o Atlântico e composta pelo Mar do Caribe e a Groelândia.
Os climas predominantes, principalmente no norte da América do Sul, na América Central e no México são os climas tropicais e temperados. A América do Norte tem áreas de clima árticos gelados (como no Alasca e na Groenlândia). Outras áreas, como a dos Estados Unidos e do Canadá, tem estações do ano bem definidas e inverno rigoroso. Com a variação de climas, a variedade de vegetação é inevitável. Enquanto na América do Norte, no Canadá e nos Estados Unidos, pinheiros e árvores mais resistentes às baixas temperaturas são característicos. Já no México, a vegetação é importante para aguentar altas temperaturas.
O relevo do continente começou a ser formado na Era Paleozoica (especialmente na América do Norte). A Era Mesozoica foi de grandes mudanças para o continente Sul americano, sendo a data de separação da massa de terra que viria a ser a América do Norte.
A América do Norte é composta por três países: Estados Unidos, México e Canadá. Dos três, o maior em extensão é o Canadá, com 9.984.670 Km².
A América Central tem os países de Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristovão e Nevis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago. Seu maior país, em extensão, é a Nicarágua.
Já a América do Sul é formada por 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, sem contar com os territórios dependentes ou autônomos. Desses, a maior área é a do Brasil, com 8.515.767,049 km², de acordo com os dados do IBGE.
Na América do Sul, está localizada a maior floresta e ecossistema do mundo: a Floresta Amazônica, dominada por árvores grandes, com clima úmido e altas temperaturas.
Por estar presente no hemisfério Norte e Sul, tem um boa variedade de climas e de vegetação.
A Europa é o segundo menor continente do mundo, sendo maior apenas do que a Oceania. Sua extensão é de, aproximadamente, 10.180.000 km², menos de 7% da parte seca do planeta.
Países da Europa
Possui 50 países, sendo que, desses, o maior, em território, é a Rússia, com cerca de 17.075.400 km². Os países que compõem esse continente são: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorússia, Bósnia e Herzegóvina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Rússia e San Marino.
Seu clima está ligado ao fato de estar na faixa temperada do planeta. Conta com a corrente do Golfo para deixar seu clima “menos frio”, já que a corrente aquece a Europa mesmo no seu inverno rigoroso. O continente europeu apresenta grande variedade de relevos. Alpes, na Suíça, planícies da Alemanha, penínsulas, etc. O terreno é realmente bem variado. De forma genérica, o sul europeu tende a ser mais montanhoso, e no norte, o terreno vai “diminuindo”. Assim como os solos, a vegetação europeia também é variada. Algumas das encontradas no continente são a de estepes, floresta temperada, tundra, florestas coníferas, dentre outros.
A Ásia é o maior continente, em território, do mundo, ocupando 30% da terra seca do planeta e 9% da superfície de toda a Terra. Possui uma área territorial com cerca de 44.579.000 km². São 49 países, apenas um país a menos do que a Europa, sendo que, alguns deles participam simultaneamente de Ásia e Europa. Isso explica o fato da Rússia ser o maior país, em extensão, desses dois continentes.
Países da Ásia
Os países que compõem o continente são: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, China, Chipre, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Malásia, Maldivas, Myanmar, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Singapura, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Timor-Leste, Turquemenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietname.
O relevo desse continente é marcado por ser de extremos: abriga o ponto mais alto da terra (Monte Everest) e a maior depressão absoluta da terra (Mar Morto). Os pontos altos ficam por conta das cordilheiras, do qual a maior é a do Himalaia.
O início da formação desse continente foi na Era Pré-Cambriana, tendo na Era Paleozoica novas alterações que resultaram em grandes bacias sedimentares. Nas eras seguintes, como a Mesozoica em que houve um aumento da sedimentação, e na Cenozoica também ocorreram modificações que resultaram no atual relevo asiático.
O clima varia segundo o extenso território asiático se estende: no extremo norte, o clima polar é predominante; no centro, sem a influência marítima, o clima temperado continental é o característico. Para o extremo sul, em virtude das cordilheiras impedirem a passagem da umidade do oceano, resta o clima árido e semiárido.
A África possui aproximadamente 30 milhões de km², o que representa 20% da terra firme do planeta. É o terceiro maior continente em extensão e o segundo mais populoso. Tem 54 países, sendo que a Argélia é o maior, com 2.381.741 km².
Seu relevo, em sua maioria, é formado de planalto, com altitude média de 750 metros, sendo que o litoral apresenta planícies. No oriente, no entanto, há uma sequência de montanhas e depressões que resultam em grandes lagos.
Já o clima do continente é marcado, ao menos na região sul e norte, pelos climas árido, semiárido e desértico. Exemplo disso é o deserto do Saara, localizado no norte do continente. As chuvas se concentram na região “central” do continente, no qual passa a linha imaginária do Equador. Seu relevo é um dos mais antigos do mundo, formando ainda na era Pré-cambriano.
Países da África
Os países que compõem esse continente são: África do Sul, Angola, Botswana, Comores, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zimbabwe, Chade, República do Congo, República Centro-Africana, Congo, Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo, Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão, Tunísia, Burundi, Djibouti, Eritreia, Etiópia, Quênia Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia e Uganda.
Sendo o menor continente do planeta, com mais de 9 milhões de quilômetros quadrados, a Oceania é composta por 16 países e áreas de domínio de outros países, entre ilhas e arquipélagos. Basicamente é formado pela Austrália e por Ilhas do Pacífico.
Países Independentes da Oceania
Os países independentes que formam o continente são: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samo Ocidental, Reino de Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
Desses o de maior área é a Austrália. Seu clima está baseado nas zonas climáticas intertropicais e temperadas. Por não estarem ligadas fisicamente, cada região desse continente apresenta suas próprias características de formação geológica e de vegetação.
Confira o mapa da divisão dos continentes do IBGE: