Esse planeta é o mais próximo do Sol, com uma distância de apenas 57,9 milhões de quilômetros. De temperatura elevadíssima do lado esférico iluminado pelo Sol e, com o lado escuro fatalmente frio, Mercúrio tem sua superfície fortemente marcada por crateras. Esse planeta é desprovido de ar, ou seja, condições claramente hostis que desencorajam os astronautas a desembarcar nele.
A duração de sua órbita em volta do Sol é de 88 dias e a rotação é de 58 dias e 15 horas. É o menor planeta do Sistema Solar, sendo 40% menor que o planeta Terra.
Sua atmosfera é composta por potássio, sódio, oxigênio atômico, argônio, hélio, oxigênio molecular, nitrogênio, dióxido de carbono, água e hidrogênio. A superfície é marcada pela presença de planícies que, devido ao impacto de meteoritos, apresente muitas crateras.
Mercúrio não possui satélites naturais, ou seja, é um planeta sem luas. O planeta foi identificado por uma observação através do telescópio, realizada pelo conhecido astrônomo italiano Galileu Galilei.
Distância média do Sol: 57.910.000 km
Massa: 3.302 x 1023 kg
Área superficial: 7.500 x 107 km²
Diâmetro: 4.879 km
Temperatura média: 800º C
De tamanho quase idêntico ao da Terra, esse planeta está constantemente envolto por camada de nuvens que não permitem a passagem de luz solar até sua superfície. A hostilidade também está presente em suas condições atmosféricas, pois os gases são sufocantes e venenosos, tornando inviável qualquer forma de sobrevivência, típica do planeta Terra.
Seu movimento de rotação, a volta completa sobre si, demora 243 dias, fazendo com que seus dias sejam maiores que os anos. Vênus é facilmente avistada em nosso céu durante a noite. É um corpo celeste bastante conhecido e vulgarmente chamado de estrela d'alva, da manhã, da tarde, Vésper (altura de sua aparição) e do pastor (hora em que este movimentava o rebanho).
Vênus é um planeta que não possui satélites naturais e sua atmosfera é composta, principalmente, por: dióxido de carbono, nitrogênio e outros gases em menor quantidade, como dióxido de enxofre, argônio, monóxido de carbono, vapor de água, hélio e neônio. Sua pressão atmosférica é extremamente alta e os ventos na parte superior das nuvens podem alcançar 400 km/h. Seu núcleo é formado por ferro e coberto com manto rochoso.
Distância do Sol: 108.200.000 km
Massa: 48.685x1024 kg
Área superficial: 4600x108 km²
Diâmetro: 12.103 km
Temperatura média: 480º C
Ao contrário de outros planetas, a Terra é ativa graças aos vulcões e tremores de terra que mantém a superfície em constantes mudanças. É o único planeta em que a água se apresenta no estado líquido e onde o ar é rico em nitrogênio e oxigênio. A combinação desses dois elementos propicia um filtro à atmosfera, ajudando a filtrar algumas radiações mais nocivas que o Sol emite. A atmosfera também protege a superfície terrestre da colisão de meteoritos. Essas condições permitem que haja vida no planeta.
A Terra é conhecida por ter uma aparência esférica azul e brilhante devido à abundância de água líquida, cobrindo mais de 2/3 do planeta, tornando-se única no Sistema Solar.
Seu movimento ao redor do próprio eixo é conhecido por rotação. Esse movimento é anti-horário e dura 24 horas, um dia para dar uma volta sobre si mesma. A velocidade de rotação é de 1500 km/h, originando também a sucessão dos dias e das noites.
Como outros planetas do Sistema Solar, a Terra também exerce um movimento ao redor do Sol. Esse movimento denomina-se translação. A translação dura 365 dias, ou seja, um ano, dando origem às quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Distância do Sol: 149.600.000 km
Área superficial: 510.000.000 km²
Diâmetro: 12.756 km
Temperatura média: 15º C
Considerado um astro pequeno por ter, proporcionalmente, metade do tamanho da Terra, Marte possui algumas semelhanças com o planeta azul. Algumas delas são: rotação com duração de 24 horas, calotas polares e atmosfera. Tal atmosfera é formada por elementos como: gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio.
Descobertas recentes mostram evidências da existência de água no planeta por meio de superfícies com erosões e presença de partículas de gelo.
Sua translação dura 687 dias e a rotação 24 horas e 36 minutos. Marte é detentora de duas pequenas luas: Fobos e Deimos.
Distância do Sol: 227.940.000 km
Massa: 0,107 x a massa da Terra
Diâmetro: 6.794 km
Temperatura média: -63º C
Júpiter é conhecido por seu tamanho colossal, o maior planeta do Sistema Solar. Possui núcleo denso formado por gelo e corpos rochosos. Ao redor desse núcleo, existe uma grande camada de hidrogênio, sendo envolvida pela atmosfera bastante espessa. Presentes em sua atmosfera estão o hidrogênio, o hélio e alguns sinais de metano, água, amônio e pedra. Os ventos no planeta chegam a uma velocidade de 640km/h. O movimento de rotação tem uma duração de 9 horas e o de translação, 11 anos.
Sua aparência é de um disco amarelo com duas faixas mais escuras em volta. Quando observado por um satélite, pode-se verificar uma grande mancha vermelha em Júpiter. Essa mancha representa uma grande tempestade girando como um ciclone.
Possui em torno de quinze satélites, sendo os mais conhecidos: Io, Ganimedes, Europa e Calisto.
Distância do Sol: 778.330.000 km
Massa: 1,90x10²³ kg
Diâmetro: 142.984 km
Temperatura média: -150º C
Saturno é um planeta gasoso, como outros, detentor de pequenas partículas de pó e gelo que o circundam em enormes quantidades. Essas partículas são chamadas de anéis planetários e, no caso específico desse planeta, os famosos anéis de Saturno. Por essa razão, é considerado o mais belo de todos os planetas. Também possui satélites, dentre eles: Encélado, Mimas, Tétis, Febe, Japeto e o Titã, único satélite do Sistema Solar que possui atmosfera.
Esse planeta é bastante semelhante a Júpiter, levando-se em consideração sua constituição e estrutura interna. Sua atmosfera é composta, principalmente, pelos seguintes elementos: hidrogênio, hélio, metano, vapor de água, amônia, etano e fósforo. Seu interior é composto por rochas, gelo e uma camada de hidrogênio metálico. Em Saturno, os ventos podem atingir uma velocidade de 2000 km/h. O movimento de rotação dura 10 horas e de translação 30 anos.
Distância do Sol: 1.429.400.000 km
Diâmetro: 120.536 km
Temperatura média: -130º C
Quatro vezes maior que o tamanho do planeta Terra, Urano é considerado um gigante. De aspectos bastante contrários aos da Terra, esse planeta é dificilmente observado, sendo distinto apenas por algumas faixas pouco definidas. É detentor de quinze satélites (Titânia, Oberon, Umbriel, Ariel, Miranda e outros) e onze anéis. Sua cor azulada se deve à presença do gás metano na superfície. A atmosfera é formada por hidrogênio, hélio, metano e, em menor quantidade, amônia, etano e acetileno. O núcleo do planeta é constituído de gelo e rochas.
Esse planeta foi descoberto no dia 13 de março de 1781, pelo astrônomo inglês William Herschel.
Distância do Sol: 2.870.990.000 km
Diâmetro: 51.118 km
Massa: 8.686x10²³ kg
Temperatura média: -214º C
Netuno se encontra a uma distância de 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e, tal como Urano, é quatro vezes maior que o planeta Terra. Porém, ao contrário do que é pouco observado em Urano, Netuno apresenta faixas distintas e vários pontos escuros. Possui oito satélites, dentre eles Tritão, Proteu e Nereida, e três anéis. Sua atmosfera é constituída de hidrogênio, hélio, água, amônia e metano. Em seu interior encontram-se, basicamente, rochas e gelo. Possui aparência azulada devido à presença de gás metano em sua atmosfera. A velocidade dos ventos pode atingir 2000 km/h. O movimento de rotação dura 16 horas.
Netuno foi descoberto pelos astrônomos John Couch Adams e Urbain Le Verrier, em 30 de setembro de 1846.
Distância do Sol: 4.504.000.000 km
Massa: 1.024 x 10²³ kg
Diâmetro: 49.528 km
Temperatura média: -220º C