Ecossistema Artificial AquárioA biosfera é formada por todos os ecossistemas que existem no planeta, sendo também a camada em que há vida. O termo começou a ser utilizado aproximadamente em 1920, sendo a junção de Bio (vida) com esfera (camada, esfera, espaço), mas foi criado em 1875 pelo geólogo Eduard Suess. Esse conceito está relacionado também com a Litosfera, a Hidrosfera e a Atmosfera, pois são neles que estão incluídos todos os organismo vivos do planeta e onde ocorre uma certa interação entre eles.

Dentre as características da biosfera estão a presença da vida, a energia, os recursos naturais e todo um sistema complexo, que interage com outros sistemas, sendo ideal para a formação de ecossistemas.

Os ecossistemas estão presentes em todas as partes e podem ser encontrados desde as altas montanhas até o fundo do mar. A vida, em cada um deles irá variar de acordo com os seres vivos que habitam no local. Eles podem ser divididos em:

Ecossistemas Naturais: formados por bosques, oceanos, rios, desertos, florestas, etc.

Ecossistemas Artificiais: são criados pelo homem, tais como aquários, plantações, açudes, etc.

Já com relação ao meio físico existem os terrestres e os aquáticos. A biosfera somada ao conjuntos de ecossistemas existentes é chamada de ecosfera. De acordo, com determinada zona climática do planeta, existem diferentes grupos que são chamados de biomas. Dentro dos biomas existem vários ecossistemas menores. Os biomas são um conjunto de fauna e flora agrupados de acordo com a vegetação, o clima as condições climáticas, a história a nível regional, dentre outras características. Os principais biomas existentes são:

Campos

Este bioma, possui um único estrato de vegetação e podem ser encontrados no centro-oeste dos EUA, em algumas partes da América do Sul, como no Brasil e na Argentina; na Austrália e no centro-oeste da Eurásia. A temperatura é alta durante o dia e a noite é baixa, há muita incidência de luz e vento.

Fauna: bisões, roedores, insetos, corujas, antílopes americanos, etc.

Flora: predominam as gramíneas;

Deserto

As temperaturas são altas durante o dia, mas à noite o frio é intenso. Com o solo árido e chuvas passageiras, possui uma vegetação muito esparsa, pois as plantas presentes no deserto sobrevivem de forma curta. Os principais desertos que existem são: Saara, Arábia, Líbia, Kalahari, Nazca, Atacama, Sonora, etc.

Floresta Tropical (Pluvial ou Latifoliada)

Representada em maior destaque pela Floresta Amazônica, é encontrada também nas Índias Orientais e na Bacia do Congo (África). Possui uma enorme biodiversidade de espécies animais e vegetais, além de chuvas abundantes.

Floresta Decídua Temperada (Caducifólia)

Encontrada no leste dos EUA, oeste da Europa, à leste da Ásia, Coréia, Japão e em algumas áreas da China. Nesse bioma, são perceptíveis as estações do ano, no outono as folhas caem e os animais já possuem adaptações para suportar o período do inverno.

Fauna: veados, esquilos, insetos, ursos, lobos, etc.

Flora: árvores ditotiledôneas (carvalhos, nogueiras, faias).

Savanas

Possuem um tipo de cobertura vegetal formadas por gramíneas e árvores esparsas. São divididas em savanas tropicais e subtropicais (podem ser encontradas em todos os continentes), savanas temperadas (podem ser encontradas em todos os continentes e são influenciadas pelo clima temperado), savanas mediterrâneas (regiões com clima mediterrâneo), savanas pantanosas (em regiões de clima tropical e subtropical) e savanas montanhosas (que ocorrem em zonas alpinas e subalpinas). Pode ser encontrado no leste da África, América do Sul e na Austrália.

Fauna: possui uma diversidade de espécies. Na Savana Africana, por exemplo, encontram-se espécies como leão, elefante, antílope, zebra, etc.

Taiga (Floresta de Coníferas ou Boreal)

Encontra-se nas proximidades ao norte do Alasca, Canadá, no sul da Groenlândia, algumas partes da Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria. Ao contrário da Tundra, a Taiga é formada por um clima mais agradável. Por isso, a vegetação é mais rica.

Fauna: aves, alces, lobos, linces, roedores, guaxinis, ursos, etc.

Flora: pinheiros, abetos, coníferas, musgos, liquens, etc.

Tundra

Encontrado no Círculo Polar Ártico (faz parte o norte do Alasca, do Canadá, Groenlândia, Suécia, Noruega, Finlândia e Sibéria). Como é uma área que recebe pouco calor do sol, há formação de neve e o solo fica congelado na maior parte do tempo. Existem poucas espécies de plantas e animais devido as condições do clima.

Fauna: roedores, doninhas, renas, aves marinhas, raposas, moscas e mosquitos (encontrados especialmente no verão).

Flora: Capim rasteiro, liquens, musgos, plantas lenhosas (salgueiros);

O Homem e a Biosfera

Muitas vezes, o homem causa muitos prejuízos à biosfera, devastando biomas, contribuindo com a extinção de espécies animais ou mesmo substituindo ecossistemas naturais por áreas destinadas à monocultura, etc. Quando isso acontece, ocorre um desequilíbrio, visto que cada ser vivo depende de um ecossistema específico para interagir e sobreviver. Quando o homem modifica essa estrutura pode causar o desaparecimento de determinado ecossistema. O homem é um dos maiores responsáveis pela manutenção e conservação da biosfera, pois ele é capaz de compreender a cadeia alimentar e as relações entre os ecossistemas.

Para que houvesse uma conscientização e também a preservação, a Unesco criou em 1971 o Programa o Homem e a Biosfera, que trata das interações do homem com o meio em que vive. Através das Reservas da Biosfera, que são áreas de ecossistema designadas para a conservação e desenvolvimento sustentável, além de centros de pesquisas, monitoramento, educação ambiental, gerenciamento de ecossistemas, etc., o programa está focado em reduzir os efeitos da degradação ambiental. Nestas reservas são criadas e propostas soluções para o desmatamento, a desertificação, a poluição do ar, o efeito estufa, etc. A primeira reserva da biosfera criada no Brasil foi a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.